Catequese

A catequese é um ato de natureza eclesial, que brotou do mandato missionário do Senhor (cf. Mt 28,19a20) e que, como indica o seu próprio nome, tende a fazer ressoar continuamente o anúncio da sua Páscoa no coração de cada homem, para que a sua vida seja transformada. Sendo uma realidade dinâmica e complexa ao serviço da Palavra de Deus, ela acompanha, educa e forma na fé e para a fé, introduz à celebração do Mistério, ilumina e interpreta a vida e a história humana. Integrando harmonicamente estas características, a catequese exprime a riqueza da sua essência e dá o seu contributo específico para a missão pastoral da Igreja. (DC 55).

A catequese está orientada para formar pessoas que conheçam cada vez melhor Jesus Cristo e o seu Evangelho de salvação libertadora, que vivam um encontro profundo com Ele e que escolham o seu estilo de vida e os seus próprios sentimentos (cf. Fl 2,5), comprometendo-se a realizar a missão de Cristo, ou seja, o anúncio do Reino de Deus, nas situações históricas em que vivem. (DC 75)

A finalidade da catequese é aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho: levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo, e à participação em sua missão (Cf. Catecismo da Igreja Católica 426-429).

HORÁRIOS DA CATEQUESE
  • Segunda-Feira | 14h às 15h30

  • Quarta-Feira | 14h às 15h30